Bem Vindos

Sejam bem vindos a uma experiência, navegue sem destino e descubra novos horizontes, passe sua descoberta adiante e convide seus amigos para essa viagem.Obrigado por compartilhar esse momento comigo e sempre que quiser retorne... estarei esperando por você...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010


Tecnologias na Educação- Ensinando e Aprendendo com as TIC

Escola Municipal Adélia do Nascimento Januário

Plano de Aula
Turma: 1º ano
Professoras: Aparecida, Luziene e Fabianne
Data: 12/11/2010
Assunto: Estações do Ano
Acolhida: música “As estações do Ano”
Oração espontânea: “Pai Nosso...”
Curtindo a leitura: Poema “As quatro estações do ano”.
Conteúdos:

  • Língua Portuguesa:
Formação de palavras e frases,
Estudo de texto;

  • Ciências:
Estações do ano.

  • Matemática:
Situações-problema;
Dezena;
Meia dezena.

Sistematização:

  • Distribuir para os alunos um poema “As quatro estações do ano”, explorar o contexto focando a caracterização do período de cada estação;
  • Apresentar aos alunos o globo terrestre e falar sobre o movimento da terra em torno do sol gerando como conseqüências as mudanças de clima e estação;
  • Levar a turma na sala de recursos multifuncional da escola, utilizar os computadores para acessar a internet e pesquisar imagens e vídeos que representam as estações do ano;
  • Apresentar em outras salas de aula da mesma escola uma declamação feita pelas crianças a partir do poema “As estações do ano” onde cada aluno comentará o que aprendeu com os outros alunos a respeito da matéria em estudo;
  • Entregar uma atividade com vários desenhos que contenham características climáticas para que em dupla nomeiem as figuras que mais lhe chamou atenção e elaborem frases a respeito do tema;
  • Distribuir situações-problemas simples em forma de desenhos que relacione o conteúdo em questão (estação do ano) e explore a idéia de dezena e meia dezena;
  • Pedir como tarefa de para casa para desenhar, recortar, ou ilustrar cada estação do ano e identificar seus respectivos nomes.

Recursos: Computadores, atividades xerocopiadas, lápis de cor, cartolina, roupas a categoria, Eva, maquina fotográfica, pincel atômico, livros didáticos.

Avaliação: Dar-se-á de acordo com a colaboração, entendimento e exposição do que se aprendeu observando o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno, bem como as habilidades alcançadas pelos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário